AMCBVA NÃO DESISTE DA LUTA!
Implanta O Projeto Juventude Cidadã: Promovendo
Formações E Criando Novos Valores Comunitários
CONTEXTO LOCAL:
O Projeto Juventude Cidadã: Promovendo Formações e CriandoNovos Valores Comunitários está sendo desenvolvido no subúrbio ferroviário, em Periperi, na comunidade do Barreiro, que possui um alto índice populacional em condições de extrema pobreza.
Na comunidade do Barreiro existem três áreas que foram iniciadas a partir do processo de ocupação, e atualmente vem sofrendo as conseqüências drásticas com a falta de saneamento básico, escola próxima, sem transportes coletivos, entre outros problemas.
A AMCBVA cada vez mais vem abrindo espaço e acredita que a participação da juventude é fundamental na construção de um Brasil mais humano e fraterno, com distribuição de renda, onde a democracia seja exercida em plena cidadania. È nesse rumo, com muitos desafios, que a AMCBVA, acolhe e promove o protagonismo juvenil nos diversos espaços públicos como: Conselho Tutelar, Conselho Comunitário do SIGA XVIII (AR do Subúrbio Ferroviário), participação em Sindicatos e articulação com outros grupos sociais.
OBJETIVOS DO PROJETO:
• Capacitar 80 jovens de ambos os sexos, utilizando alguns instrumentos tecnológicos das comunicações;
• Promover reflexões sobre o papel e ações dos meios de comunicação, mobilização e articulação como forma de construção da democracia e pressionar por direitos e políticas públicas adequadas;
• Proporcionar a inclusão social a partir de um processo participativo de formação de lideranças nos bairros e comunidades numa perspectiva de prevenção/redução da violência.
CONTINUANDO A HISTÓRIA DE LUTA DA AMCBVA
“A luta pela Complementação da Segunda Etapa da Drenagem do Rio Paraguary trecho Barreiro e adjacência não pode parar”, afirma um dos jovens do Projeto Juventude Cidadã.
• No Boletim nº 01 refletiu-se sobre a história do Barreiro e das ocupações surgidas em vários períodos, sendo que a 3ª Ocupação se deu em 1988,com o nome de Nova Constituinte no período da Emenda Constitucional.
Atualmente a Comunidade da Nova Constituinte está sendo considerada como um “bairro” devido a sua extensão e número de população. Vem crescendo de forma desordenada. Somente poucos anos atrás devido a luta dos moradores é que aos poucos vem tendo algumas melhorias como:
Posto de Saúde, asfalto na rua principal etc. A AMCBVA nunca parou de lutar e muitas conquistas vem adquirindo durante todo esses período.
• As novas conquistas da AMCBVA
- Articulação com entidades fins;
- Resposta da carta enviada ao presidente Lula sobre o andamento das obras da Complementação da Drenagem;
- Encontros com a CONDER, negociação sobre a continuação das obras;
- Articulação dos jovens dos Projeto integrando a luta da AMCBVA.
• E a luta da AMCBVA não para por aqui:
A esperança continua acesa, a voz tem que anunciar e denunciar como sempre fizeram os Profetas seja de que partido for,seja que governo for, é a fé que fala mais alto por dignidade,justiça e equidade.
A luta não pode parar!!!
PROJETO JUVENTUDE CIDADÃPATROCINADORES:
CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviços: Lucivanda
TERRA DOS HOMENS = Alexandre Menezes
APOIADOR: SINTEPAV = Adalberto Galvão
REALIZADOR: Associação de Moradores da Comunidade do Barreiro, Vale do
Paraguary e Adjacência
AS MUDANÇAS
• Integração da juventude local: Na nossa comunidade pouco se via agrupamento entre os jovens, antes tinha medo de ficarem na rua e até mesmo medo uns dos outros;
• Aumentou a circulação de jovens no entorno da Associação: (nasceu um sentimento de pertencimento criou-se um motivo para ir até a Associação);
• Tirou alguns jovens da ociosidade; (alguns já estavam entrando no
• Reconhecimento e apoio de algumas entidades públicas e ONGs como: SINTEPAV, RPJ, ISPAC, Complexo Policial (Projeto Viver), Co-